quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Círio pode ser declarado patrimônio da humanidade este ano

A Ministra Marta Suplicy diz que a grande procissão deve ser declarada este 
ano como patrimônio da humanidade

A chance do Círio de Nazaré ser reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade até o final do ano, é muito grande", disse ontem de manhã a ministra da Cultura, Marta Suplicy, durante audiência com a ex-senadora e veradora de Belém, Marinor Brito (PSOL), e a presidente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico nacional (Iphan), Jurema Machado, no gabinete do Minc, em Brasília. O processo de reconhecimento é conduzido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), sob o intermédio do Iphan, vinculado ao Minc. Marinor também reivindicou o incentivo para a recuperação de prédios históricos na capital e do interior do Estado e a criação de pontos de cultura em áreas quilombolas, a exemplo de Alenquer.

"Eu fui buscar informações sobre o processo de avaliação do Círio, como patrimônio da humanidade, que eu já acompanhava há pelo menos dois anos, quando senadora", relatou Marinor. A ministra disse que a fase de coleta de informações sobre o maior evento cultural e religioso do Pará, já foi concluída, e que a análise desses dados é feita por especialistas espalhados por vários países. "Quando se tornar patrimônio imaterial, o Círio terá mais condições de obter incentivo financeiro, vai entrar no circuito turístico internacional e passará a ter um acompanhamento especializado para auxiliar na preservação dos elementos que caracterizam essa manifestação popular", observou a vereadora.

A psolista mostrou fotografias de prédios históricos abandonados, a exemplo da Biblioteca Avertano Rocha, em Icoaraci, e do teatro do Largo do Carmo, entre outros imóveis públicos e particulares, que necessitam de incentivo para a recuperação em Belém e no interior do Pará. A ministra anunciou que, em breve, será lançado o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) especialmente voltado ao patrimônio histórico, que poderá ser aplicado em prédios tombados ou não, sejam públicos ou privados.

A ministra apresentou à vereadora um calendário de orçamentos e obras, com prazos de execução, nos municípios de Santarém, Ananindeua, Marituba, Bragança, Cametá, Barcarena, Abaetetuba, Marabá, São Félix do Xingu, Jacundá, Tailândia, Tucuruí, Breves e Itaituba, que se habilitaram para receber investimendos à recuperação do patrimônio. A ministra lamentou que Belém não tenha se habilitado para receber esse benefício também. "É preciso ter vontade política das prefeituras para disputar os recursos e fazer com que esses benefícios cheguem ao Estado", disse Marinor.

Suplicy pediu que Marinor faça a interlocução junto às prefeituras paraenses para a divulgação das fontes de recurso disponíveis para a área da cultura. A vereadora vai se reunir com o Iphan, em Belém, para definir a ordem de prioridade na recuperação dos prédios históricos paraenses e também também pretende dialogar com a Fundação Cultural de Belém (Fumbel) sobre os investimentos disponíveis no Minc.


Fonte: Jornal Amazônia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário