quinta-feira, 22 de maio de 2014

Fita deve gerar retorno de US$ 75 milhões ao Pará nos próximos dois anos

Segundo a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o retorno de investimentos com a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que o Governo do Estado está realizando desde a última terça-feira, dia 20, na Estação das Docas, em Belém, deve ser de aproximadamente US$ 75 milhões nos próximos dois anos. O incremento de 25% sobre os US$ 60 milhões gerados com a edição do evento realizado em 2012 tem como fundamento, segundo o presidente da Paratur, na mudança de formato do evento.

“Este ano priorizamos a Bolsa de Negócios, com a participação buyers e suppliers do Brasil e do exterior e mais decision makers de diversas áreas que tomam decisões sobre a realização de mega eventos. Somando essa estratégia ao trabalho de divulgação do Pará como destino prioritário na Amazônia que realizamos em diversos países da Europa, Estados Unidos e países da América do Sul, temos certeza de que esse incremento pode superar os 25% em relação a Fita passada”. Explica Marcelo Mendes, que esteve reunido na manhã desta quinta-feira com diversos gestores municipais das regiões turísticas do Pará.

A projeção da Paratur está de acordo com as expectativas de quem compra e vende produtos turísticos do Pará durante a Fita, a exemplo da Amazon Star Turismo, agência de receptivo de Belém, que vende as regiões turísticas do Estado para o mundo. Yani Barbier, gerente da agência, diz que é muito importante participar do evento para conquistar novos clientes e fazer bons negócios. A Amazon Star Turismo tem como principal foco a região turística de Belém, Marajó, Santarém e Alter do Chão e opera com turismo de natureza e receptivo de cruzeiros, com foco especialmente no público francês.

O operador de turismo Lucas Davis, gerente comercial da Viagens Master, com sede em Belo Horizonte e atuação na Europa, entre outros mercados diz que “O Pará é muito procurado por pessoas que querem aventuras e ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro neste segmento.

“Só no primeiro semestre deste ano comercializamos mais de R$ 1 milhão e 300 mil em pacotes turísticos do Pará, que, logo depois de Bonito, no Mato Grosso do Sul, está na preferência dos turistas nacionais e internacionais”. Diz Lucas, que elogia a excelente estrutura dos produtos turísticos e a rede hoteleira que o Pará já possui.
Carlos Figueira, Gerente de Promoção da Paratur, Marcelo Mentes,
Presidente da Paratur , Lucas Davis, gerente comercial da Viagens Master
e Eugênio Viana, secretário de Indústria, Comercio e Turismo de Itaituba
Eugênio Viana, secretário de Indústria, Comercio e Turismo de Itaituba, município que faz parte da região turística do Tapajós, elogiou a Fita como oportunidade de promover o município.

“Itaituba vai receber investimentos de 60 bilhões de reais oriundos da construção do Complexo Hidrelétrico do Tapajós. Nossa participação na FITA é para fortalecer o município como destino turístico naquela região”. Ressaltou Eugênio, ao lembrar que Itaituba está às margens do rio Tapajós tem 73% de sua extensão territorial formada pela Floresta Nacional do Tapajós (Flona), por Áreas de Proteção Ambiental (APA’S) e terras indígenas, propícias ao turismo cultural, de natureza, sol e praia.
Marcelo Mendes, Presidente da Companhia Paraense de Turismo,
se reuniu com representantes das regiões turísticas do Pará

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