domingo, 19 de abril de 2015

Setur apresenta Pará a hosted buyers da WTM Latin América, Embratur e Braztoa

O Pará é o destino turístico prioritário da Amazônia em destaque de 22 a 24 deste mês na World Travel Marketing Latin America (WTM) e 43º Encontro Comercial Braztoa. O evento deve reunir no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), quase 7 mil, entre hosted buyers, imprensa especializada, prestadores de serviços, representações institucionais entre outros profissionais de turismo e público visitante. A participação do Pará é coordenada Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT) da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-PA) e conta com diversas estratégias de promoção e divulgação dos produtos turísticos paraenses, principalmente das regiões de Belém, Marajó e Tapajós, que vão ser apresentadas através do roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites.

Uma das novidades deste ano é o estande temático de 25 m2 compartilhado com o Ministério do Turismo (MTUR), que dividiu os estados por região. No local, além de material promocional em cinco idiomas (português, inglês, francês, espanhol e italiano) a equipe da DPRT também promoverá a gastronomia paraense, tendo a Castanha-do-Pará entre os ingredientes. Já no espaço gastronômico da WTM as geleias de pimenta e de cupuaçu, biscoitos de castanha e beju de tapioca também fazem parte da mostra gastronômica. No estande a Setur também vai distribuir cerca de mil Fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré alusivas ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré (declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade), divulgando um dos maiores eventos religiosos do país. Também atenderá ao público com mapas de Belém em português e inglês e ao trade com folhetos e dvd´s promocionais em português, inglês, francês, italiano e espanhol.

A principal estratégia da Setur para esta edição da WTM são as capacitações sobre o destino Pará voltada aos hosted buyers (compradores internacionais) convidados pela realizadora do evento, a Reed Travel Exhibitions, pela Embratur e pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). 

Segundo Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do Pará, a parceria com o MTUR e com essas instituições diretamente ligadas à realização do evento colocam o Pará na vitrine dos grandes mercados internacionais com possibilidades de negociar e fechar contratos principalmente com os profissionais latino-americanos e internacionais do setor de viagens e turismo. 

As expectativas dos participantes, entre os quais os empresários paraenses Francisco Rocha, da agência Amazon Tour e Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte Expedições, inscrito no evento pela Setur, é de fechar bons negócios, já que a WTM soma mais de 15 mil profissionais, segundo a organizadora da WTM, evento totalmente business-to-business (B2B). Essa expectativa tem fundamento, afinal, em 2014 , quando Pará também participou, o público visitante somou 6.570 (95% da América Latina, incluindo o Brasil e 5% de outros países do mundo). O evento recebeu 600 jornalistas especializados ( 3% da América Latina, 6% de outros países do mundo e 91% do Brasil). Foram convidados 18 representantes de mídias, sendo 6 da América Latina, 7 de diversos países do mundo e 5 do Brasil. Os compradores convidados de todo o mundo pelo WTM Latin America Hosted Buyer Programme foram 102 (Europa: 34%, Oriente Médio: 2%, Ásia: 8%, Rússia: 3%, EUA e Canadá: 12%, América Latina: 41%) e o programa de Hosted Buyers da Embratur recebeu 23 compradores internacionais, representando 11 países.

CAPACITAÇÕES – A programação de capacitações sobre o Pará durante a WTM Latin América começa no primeiro dia do evento, 22, aos associados Braztoa. Será apresentado das 15h15 às 15h45, no Auditório da Braztoa, pela jornalista Benigna Soares, gerente de Promoção e Captação de Eventos da Setur.

No dia 23 a apresentação do Pará, em inglês será aos buyers internacionais da WTM, das 10h40 às 11 horas, no Seminar Room 2. A técnica de Gestão em Turismo da Setur-PA, a turismóloga Ana Paula Machado é quem apresenta o destino, considerado A Obra-Prima da Amazônia. 

Elaborado pela Diretoria de Produtos Turísticos da Setur com a consultoria da empresa Chias Marketing, o roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites também é tema de palestra da gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos da SETUR-PA, Fabíola Ramos, aos executivos que trabalham nos 13 Escritórios Brasileiros de Turismo que representam os 20 mercados que são trabalhados para a promoção internacional do Brasil pela Embratur. Será dia 24, às 9 horas, no Auditório1 da WTM Latin América.

Resultado de parceria institucional entre a Coordenadoria de Marketing da DPRT da Setur com a Azul Linhas Aéreas, hotel Princesa Louça e com o Espaço São José Liberto, a Setur também vai realizar sorteios de pacotes turísticos (passagem e hospedagem) e de joias e brindes artesanais do Polo Joalheiro. Os sorteios são para buyers, imprensa e outros participantes. Também é parceiro da Setur na participação na WTM Latin América a Os Pará 2000, que divulga as marcas do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Mangal das Garças e Mangal.
A equipe segue com uma ampla agenda de reuniões com os principais segmentos de turismo, a exemplo do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPC&VB), empresa Craug James - Empresa Captain Choice, TV Record Nacional – SP (Câmera Record), empresa Adventure Travel Trade Association, etc. Participa ainda da Rodada de Negócios com a Mídia e com Hosted Buyers participantes da WTM;

Síntese do Evento: A World Travel Marketing Latin America, uma das principais feiras do setor de viagens e turismo deste continente, é um evento que promove a América Latina para o mundo e o mundo para a América Latina. Organizada pela Reed Exbitions, a feira acontece há 35 anos em Londres, e esta é a terceira versão do evento na capital paulista. É o lugar para fazer negócios, oferecendo mais fornecedores internacionais, educação e visão sobre a indústria do que qualquer outro evento da América Latina. Provenientes do mundo todo, compradores e vendedores dos segmentos de Viagens de Lazer, MICE e Negócios do setor de viagens e turismo se reúnem no evento para três dias de encontros de negócios ininterruptos. É um evento totalmente business-to-business (B2B) e a oportunidade de desenvolver e fortalecer marcas, gerar novas perspectivas de negócios e ampliar network no setor de viagens e turismo.


Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo-SP
Informações sobre o Pará: + 55 (91) 98842-8129 (Benigna Soares), (91) 9 8474-9898 (Fabíola Ramos) 
Twitter: @visitPara

Nenhum comentário:

Postar um comentário