sexta-feira, 9 de outubro de 2015

97% dos romeiros são contrários ao corte antecipado da corda do Círio de Nazaré

Corda do Círio de Nazaré (Foto: Jean Barbosa)
Uma pesquisa inédita realizada em parceria pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA) apresentou os números do Perfil do Romeiro da Corda do Círio de Nazaré, na ultima quarta-feira (07), no auditório da Setur, no bairro do Reduto. Tema de discussão sempre presente em cada edição da festividade, o corte antecipado da corda foi uma atitude reprovada por 97% dos romeiros presentes no Círio. Número muito próximo aos 96% que são contrários ao ato também na Trasladação.

“Esses dados dizem respeito ao Círio de Nazaré de 2014. A primeira pesquisa que fizemos sobre esse perfil, uma ação inédita com resultados reveladores, pois a corda é um ícone extremamente importante para a festividade, um dos seus maiores símbolos. O Círio de Nazaré é uma instituição centenário que se solidificou como grande procissão católica no cenário paraense e nacional. E, este ano, completamos 160 anos de corda no Círio”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes
Realizada durante o sábado da Trasladação e o domingo do Círio de Nazaré, a pesquisa que aplicou 1200 questionários revelou que as mulheres (55%) são maioria no sábado a noite, enquanto os homens (72%) predominam na procissão de domingo. E que, em ambos os casos, jovens (16 a 29 anos) compõem o grupo principal de romeiros da corda da Trasladação (70%) e do Círio (62%), sendo em sua maioria estudantes, com 41,6% na romaria noturna e 23,5% na procissão dominical.

A pesquisa também constatou que cerca de 70% dos romeiros da corda já se fez presente em anos anteriores, em geral, comparecendo pela quarta ou quinta vez. “Nossa proposta foi identificar quem é esse romeiro que traz a corda ao longo de 3,6 quilômetros de procissão. São mais de 7 mil pessoas que conduzem a corda. Uma das coisas que desmistificamos é que na corda do Círio de Nazaré não temos só paraenses, mas também pessoas de outros estados do Brasil. O motivo da promessa é o dado mais importante da pesquisa, pois explica porque as pessoas se sacrificam na corda, inclusive respondendo questionamentos que vem de fora”, explica o economista do Dieese-PA, Roberto Sena.

Admilson (Setur) e Sena (Dieese-PA)
A afirmação de Sena condiz com os resultados obtidos. A pesquisa identificou que tanto na Trasladação quanto no Círio, a corda atrai romeiros de São Paulo, Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Amapá, Goiás, entre outros estados da federação. E revelou ainda, que a saúde é o principal motivo de promessas com 40,5% no sábado da Trasladação e 44,9% no domingo de Círio.

“O Círio de Nazaré alcançou uma dimensão enorme, com 27 mil voluntários e 12 romarias. Então, é muito importante que conheçamos detalhes e minúcias desta festa em pormenores”, conclui o coordenador da Diretoria da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan Neto.

A pesquisa, que conta com o apoio da Arquidiocese de Belém e da Diretoria da Festa de Nazaré, será repetida novamente este ano, com um grupo de pesquisadores coordenados pela Setur e o Dieese-PA, em ambas as procissões.

Texto: Israel Pegado – Ascom Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário